"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

segunda-feira, 21 de março de 2011

Resumo do jogo: SC Coimbrões * ACD Mindelo


Jogo: SC Coimbrões * ACD Mindelo

Resultado ao Intervalo: 2-2
Resultado Final: 2-3
Campeonato: 1ª Divisão – 22ª Jornada
Pavilhão: Municipal de Coimbrões
Data e Hora: 19/03/2011 – 18h00

ACD Mindelo
Cinco Inicial: Bárbara, Amaia, Alexandra, Sueli e Xaninha
Jogaram ainda: Dannie, Cátia, Belinha, Ana, Tania, Sissi e Mariana
Golos: 2-1 Belinha, 2-2 Tânia e 2-3 Sueli

Resumo do jogo:

Jogo final do campeonato distrital da 2ªdivisão, onde tínhamos pela frente um adversário a viver o seu melhor momento da época e que nos deu muito que fazer, mas atingimos uma vitória bem suada…

À entrada para este desafio, o espírito da equipa estava tranquilo e descontraído e isso terá tido muita influência na forma demasiado apática e desligada com que entrámos no jogo. Delineamos como estratégia uma pressão mais incisiva sobre a portadora da bola e marcação individual em todo o campo, mas não conseguimos implementar esse modelo durante o primeiro tempo, permitindo ao adversário usar o seu futsal mais directo na pivot, com apoio nas alas, que nos criou muitos problemas. Mais, a nossa circulação de bola foi feita sem dinamismo e com pouco critério, que aliado à boa pressão na 1ªlinha feita pelo adversário redundou na dificuldade em criar situações de golo durante o primeiro tempo. Não foi por isso de estranhar o golo que sofremos aos 8 min, fruto de uma grave desatenção defensiva e do acreditar da jogadora adversária que finalizou para a baliza deserta. Logo depois, numa boa transição e numa situação de um contra um, o adversário chega ao 2-0 num belo remate que bateu Bárbara. Pedimos tempo para assentar ideias e conseguimos estabilizar um pouco, aproveitando um bom período para fazer 2 golos de rajada: 2-1 por Belinha, com uma finalização no 2ºposte após passe de Cátia e 2-2 por Tânia, num remate aos 15 metros que bateu com alguma felicidade a GR adversária. Embora fossemos para o intervalo com o placard igualado, jogamos muito abaixo das nossas potencialidades.

A conversa ao intervalo foi esclarecedora, só com uma mudança radical na atitude seríamos capazes de vencer e, felizmente, as atletas perceberam a mensagem. Entrámos com outra disposição e logo aos 2min Amaia rouba uma bola e inicia uma bela transição em superioridade numérica, bem concluída para o 2-3 por Sueli. Tivemos novamente na cara da GR mas Amaia acertou na barra numa ocasião, Ana atirou para fora noutra e Sissi permitiu a defesa da GR. Jogávamos agora com maior dinamismo e o adversário esporadicamente chegava à nossa baliza, quase sempre em finalizações de muito longe. Fizemos a gestão adequada do jogo e da bola e fomos mais inteligentes para ultrapassar o adversário e a sua forma de defender. Podíamos ter feito mais alguns golos, mas confesso que seria injusto para ao adversário por todo o trabalho que desenvolveu. A vitória é justa e os números adequam-se ao que se passou em campo.

Como mensagem final fica o aviso para a necessidade de nos mantermos alertas em todos os momentos, respeitar o adversário e a nossa filosofia do jogo. As camisolas por si não vencem jogos, os títulos conquistam-se, festejam-se, mas ficam depois para a história. Temos a necessidade de constantemente definir objectivos para que um dia possamos ser grandes… Parabéns meninas por um campeonato bem conseguido, por um título inesquecível, por darem o corpo e a alma a este projecto que ainda agora começou a andar…

Texto: Helder Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário