"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Entrevista - Hélder Pereira


O nosso "mister" Hélder Pereira é um dos treinadores mais laureados do futsal feminino da AFP com vários títulos no seu curriculum, no entanto, nem todos conhecem o seu trajecto, daí que vamos dar a conhecer um pouco mais sobre quem é Hélder Pereira numa curta mas esclarecedora entrevista.

Nome: Hélder Pereira
Idade: 31
Anos de prática como treinador: 7
Clubes Representados: Escola de Gondomar, Juv . Malta e ACD Mindelo.
Habilitações: Treinador Futsal Nível I

Títulos:
Vencedor da Prova Extra AFP (2004/2005 e 2005/2006)
Campeão Distrital 1ª Divisão AFP (2006/2007 e 2007/2008)
Vice-campeão Nacional (2007/2008)
Campeão Distrital 2ª Divisão AFP (2010/2011)
Vencedor da Taça 2ª Divisão AFP (2010/2011)

Entrevista:

1. Quem é o Helder Pereira?
Ao contrário de muitos, que têm dificuldades em falar de si próprios, eu não tenho problemas em falar de mim :) Sou um homem simples e humilde, bastante introvertido, o que me permite ser bastante observador. Gosto de estar com os meus amigos, mas também prezo muito o meu cantinho e a minha paz. Gosto muito de ler e de cinema e, sem dúvida, gosto imenso de desporto, que já faz parte da minha vida desde os 11 anos. Há quem diga que sou também teimoso e impulsivo e eu tenho de concordar:) Acima de tudo, gosto de estar bem e que todos à minha volta estejam bem também.

2. Como apareceu o futsal feminino na tua vida?
Claramente aos trambolhões! :) Após 6 anos no futebol (onde fiz a minha formação) e mais outros tantos no futsal (sempre como jogador), tinha desistido de jogar. Felizmente, por onde passei, sempre tinha ganho coisas, mas tinha desistido porque tinha perdido o amor ao jogo, retiraram-me a vontade de jogar. No entanto, em 2004, recebi um convite de um colega de trabalho e amigo para me juntar à equipa de futsal feminino do EDC Gondomar. Foi o meu primeiro encontro com o meu grande amigo Pedro Silva no mundo do futsal e a minha participação era mais relacionada com a logistica do que com o treino propriamente dito. Foram 2 anos muito positivos, conquistámos 2 troféus e o meu interesse pela modalidade foi crescendo, ao ponto de desenvolver o trabalho com as GR do clube. Passei ainda mais 2 anos na EDCG, que me trouxeram 2 títulos distritais e a possibilidade de estar numa final nacional. Já tinha uma acção mais interventiva no treino e procurei desenvolver as minhas capacidades no treino de GR. Depois tive uma época no CJ Malta e reencontrei o Pedro, num projecto ambicioso que deveria ter acontecido nos Aliados de Lordelo mas que acabou, e ainda bem, por ser criado na ACD Mindelo. E vamos agora para a 3ª época... Portanto, vou para minha 8ª época consecutiva no futsal feminino e continuo a gostar :)

3. Qual é a análise que fazes sobre a última época?
A última época foi muito positiva! Vimos nascer um projecto sustentado na ambição e na realidade, que trouxe ao clube prestigio e reconhecimento. Claro que todo e qualquer projecto, na sua fase embrionária, tem as suas dificuldades. Passámos por algumas na gestão da equipa e do planeamento de treino, treinar tantas atletas ao mesmo tempo foi uma novidade e um desafio por vezes difícil de gerir, mas foi importante para nós vermos como as nossas atletas evoluíram ao longo desta época. Dá-nos alento para a época que se avizinha. E claro, os resultados também tiveram um peso importante, uma vez que conseguimos fazer boas provas na 1ªdivisão e conquistámos os títulos em disputa na 2ªdivisão

4. E para o futuro, quais são as tuas expectativas?
As minhas expectativas são muito altas, como sempre! :) Para além de termos mantido 97% do plantel do ano passado, conseguimos encontrar reforços para o plantel que vêm trazer algo que ainda não tínhamos, aumentando a qualidade do mesmo. As atletas confiam em nós e nós confiamos nelas e, trabalhando todos juntos em prol dos nossos objectivos, sinto que esta será uma grande época, a todos os níveis e em todas as competições. Claro que manteremos os pés bem assentes no chão, conscientes do trabalho que tem de ser feito, mas contem connosco para lutar por todas as competições em que estivermos envolvidos.

5. E sobre a ACD Mindelo, qual é a tua opinião global?
O que dizer sobre uma instituição que te permite atingir um sonho? O que dizer sobre um clube que te proporciona as melhores condições possíveis, sem criar falsas ilusões? O que dizer sobre este grupo de pessoas, lideradas pelo Manuel Ponte, que estão presentes, que se dedicam de coração à causa mindelense? Aquilo que me apraz dizer é MUITO OBRIGADO! Enquanto for útil a esta casa e aqui me sentir confortável, poderão contar comigo:)

6. Esta resposta é livre, fala-nos do que quiseres (Ex: comentários, mensagens, agradecimentos)...
Como este é um espaço livre, permitam-me que faça 2 observações:

- primeiro, gostaria de endereçar os meus agradecimentos aos meus companheiros de equipa técnica, Pedro Silva e Sérgio Dionisio, pelos conhecimentos adquiridos e partilhados, pois com eles cresci e me tornei melhor. Aproveito também para dar as boas-vindas ao Daniel ao seio do nosso grupo, tendo a consciência que será muito bem recebido por todos;

- segundo, umas palavras para aquelas que nos dão cabo da paciência, mas sem as quais nada disto faria sentido: as jogadoras!

"A coragem não consiste na ausência de medo e ansiedade, mas na capacidade de prosseguir mesmo quando temeroso" - nós caminharemos contra tudo e contra todos, nós elevaremos o nome da ACDM bem alto, nós ganharemos outra vez! Este é o nosso caminho...

1 comentário:

  1. " VENCEREMOS VENCEREMOS VENCEREMOS OUTRA VEZ :D "
    orgulho mindelense ahah
    mais que uma equipa, uma familia...
    obrigado por tudo !
    Ana Alves ' 11

    ResponderEliminar