"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Caminho Até à Final…

Após um período de ausência, aqui ficam, em versão minimalista, os resumos dos jogos que nos levaram à presença na final da taça A.F.Porto Feminina, 2ªdivisão:

CJ Malta – 6 ACDM “B” – 5

Num jogo francamente espectacular em termos emotivos, mas um horror para os treinadores em termos tácticos, sofremos a nossa única derrota da série. As constantes alternâncias do marcador foram o atractivo deste jogo, com o CJ Malta a marcar primeiro, a meio da 1ªparte. Respondeu a ACDM com Ana a fazer o empate no último lance do primeiro tempo. No recomeço, o CJ Malta colocou-se a vencer por 3-1 em apenas 2min, com a ACDM a responder e a fazer 4(!) golos em 5min (hat-trick de Luisinha e mais um golo de Ana). Mas este jogo ficou marcado pela nossa incapacidade de gerir a bola e o jogo e acabamos por ceder a vitória, com falhas colectivas inadmissíveis nos últimos 2 minutos. Lição – a vontade ganha jogos mas tira lucidez e capacidade de raciocínio.

S.Salvador – 0 ACDM “B” – 1

Vindos de uma derrota que animava a série, tínhamos pela frente o nosso adversário mais directo na corrida à final. É um facto que o jogo não foi muito agradável de seguir, uma vez que apenas uma equipa procurava manter a bola e atacar de forma consistente (ACDM) , enquanto o adversário procurava esticar o jogo e um futsal directo à baliza, sem grande construção. Era um jogo de muita paciência e a mesma deu frutos, já na 2ªparte, quando Ana após um excelente trabalho na zona de pivot, fez o único golo do jogo. Embora que ainda tenhamos tido alguma felicidade neste jogo, fizemos por merecer a mesma. Lição – lutar, correr, vencer…

ACDM “B” – 1 AR Rebordões – 1

O primeiro match point para carimbar a passagem à final não foi aproveitado, uma vez que empatámos com a nossa “besta negra” da época (sem ofensa :) ). Um empate injusto, na minha opinião, pelo futsal praticado pelas duas equipas: um mais positivo e construtivo (ACDM) e outro mais expectante e algumas vezes apenas destrutivo (AR Rebordões). No entanto, isso não tira o mérito ao nosso adversário que se bateu com todas as forças e adiantou-se no marcador a meio da primeira parte, com uma bola parada bem executada. Respondemos de imediato, com Belinha a restabelecer a igualdade num remate de meia distância. No segundo tempo, procurámos a vitória mas não fomos eficazes, nem tomámos as melhores decisões nos momentos adequados. Ficou um amargo na boca pelo resultado mas continuávamos a depender apenas de nós. Lição – Os mais fortes apenas o são porque tomam melhores decisões que os demais…

S.Romão – 1 ACDM”B” – 3

Último jogo, jogo de decisões. A equipa estava concentrada e motivada para atingir mais um objectivo. O espírito que as atletas conseguiram reunir à volta do grupo era fantástico, sentia-me bem ao vê-las assim. Fomos a jogo sabendo que um empate chegava, mas fomos ambiciosos na procura da vitória, sempre competentes na tarefa que tínhamos pela frente.
Contra uma equipa muito aguerrida e lutadora, fomos inteligentes com a posse da bola, colocando o colectivo à frente do individual. Seria no entanto uma jogada individual que abriria o marcador, com um belo golo de Ana ainda no primeiro tempo. Na 2ªparte, uma excelente jogada e assistência de Raquel, permitiu a Cátia facturar no 2º poste o 0-2. O adversário correu e lutou muito e viu o seu esforço compensado com um golo, após um remate de meia distância mal abordado pela Andreia. Mas a equipa não abanou e de uma forma competente geriu o jogo até ao fim, aproveitando para aumentar o score com um belo golo de Salomé. Venha agora a final! Lição – A competência não é a companheira do brilhantismo, mas tem uma relação próxima com a vitória!

Uma nota final para relembrar aqueles que ainda insistem em não perceber o modelo de gestão da nossa equipa que, em toda a campanha da Taça foram utilizadas todas as 21 atletas nas 2 divisões, e em apenas 4 jogos da taça da 2ªdivisão, utilizamos 19 (!) das nossas 21 jogadoras. Tudo isso porque defendemos que todas elas devem evoluir em competição, quer individual quer colectivamente. Neste 4 jogos jogaram e marcaram: Andreia (GR), Joana (GR), Dannie (GR), Bárbara (GR), Sissi, Luisinha (3), Belinha (1), Tânia, Mariana, Carina, Xaninha, Ana (4), Cátia (1), Salomé (1), Di, Amaia, Raquel, Sueli e Joana Lopes.

Força Meninas!!


Texto: Helder Pereira

3 comentários:

  1. Adoro quando o mister diz lances mal abordados :) ahah

    Força meninas :D As finais são para se vencer!! ;D

    ResponderEliminar
  2. sempre é melhor que dizer "pareces o Roberto, oh Flor" :)

    ResponderEliminar
  3. looool sim nao convinha muito ahah :) mas que é verdade é :D loool

    ResponderEliminar