"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Entrevista de Andreia Neves ao Magia do Futsal

Amaia Alberdi, colaboradora do magiadofutsal, foi ao encontro da Andreia Neves "Flor", uma das referências do ADC Mindelo, 2º classificada so AF Porto, fiquem com as palavras deste jovem promissor talento das balizas nacionais.
Andreia Neves "Flor"
Preferências da atleta:

Bebida favorita: Ice Tea
Comida predilecta: Arroz de marisco
Sobremesa preferida: Gelado
Uma música: Chuva(Mariza)
Um filme: Diário da nossa paixão
Um defeito: Teimosa
Uma qualidade: Persistente
Filosofia de vida: Abraça o que te faz sorrir!
Jogador(a) de referência: João Benedito e Daniela Ferreira
Desporto de eleição: Futsal

Algum ritual antes o durante o jogo?
Tenho duas manias que são fazer o saco sempre da mesma maneira, e outra e ir aos postes antes do jogo começar, como que a desejar um bom trabalho colectivo.

Fala-nos um pouco de ti, quem é a Andreia Neves?
A Andreia é uma menina muito simples e honesta, são as coisas simples da vida que me dão alegria no meu dia a dia, penso que tenho uma personalidade vincada, sou ambiciosa e persistente no que quero e odeio falhar, também sou bastante teimosa. Sou amiga dos meus amigos, verdadeira, divertida e uma apaixonada pelo futsal e pela competição.

Flor no início na Escola Gondomar

És mais conhecida como flor, podes-nos explicar o porquê desse apelido?
O apelido Flor surgiu quando joguei na Escola de Gondomar porque sou muito feminina e como era júnior estava a aprender e havia aquele receio e medo da bola, o desviar-me dos da bola nos remates mais fortes, o não saber defender mesmo e também como na altura foi quando houve o programa de televisão da "floribella" apelidaram-me de flor!

Quando nasceu a paixão pelo futsal?
A paixão pelo futsal aconteceu simplesmente, eu não conhecia a modalidade, e um dia uma colega de turma convidou-me para ir treinar num ringue perto de casa, como não praticava nenhum desporto na altura então fui e apartir daí mesmo não sabendo jogar não consegui mais largar, o conseguir ultrapassar cada obstáculo que foi aparecendo sendo que o principal obstáculo era eu própria porque meteram-me na baliza por não saber jogar mas também não sabia defender e o ter passado por toda a formação que passei sendo que ninguém acreditava no inicio que seria capaz de conseguir crescer como g. redes pelo medo que tinha, por não saber defender, faltava-me tudo; eu acho que eu própria não acreditava mas nunca me deixei desistir e foi sem duvida uma grande vitória para mim, e aquilo que começou por divertimento tornou-se numa paixão que ate hoje perdura!

O que representa o futsal para ti?
O futsal para mim é uma grande paixão! Representa algo que eu adoro, a competição! É um motivo de alegria e realização para mim!
Flor no CJ Malta

Qual o teu percurso ate hoje?
Eu comecei a jogar a treinar no inicio de 2005 num ringue em Valbom com varias miúdas de la, contudo pouco depois o Pedro Silva, meu actual treinador, pegou nesse grupo de atletas e foi ai que se formou pela 1ª vez juniores na Escola D. C. de Gondomar na época 2005/2006, fiquei no Gondomar no escalão de júnior 3 anos e em 2008/2009 mudei-me para o C.J.Malta, para o escalão de júnior ainda mas onde também tive a oportunidade de representar as seniores e me estrear no campeonato sénior, no ano seguinte 2009/2010 mudei-me para o A.C.D.Mindelo onde permaneço até hoje!

Jogas em que equipa? e como estão a correr as coisas esta época?
Jogo no Mindelo, e esta época foi bastante positiva tendo em conta alguns dos contratempos que houveram ao longo da época! Falando ao nível da primeira divisão penso que fizemos um excelente campeonato, por vezes poderíamos ter feito melhor mas acabamos por só ter 4 derrotas e contra os nossos principais rivais, mas ficamos em segundo lugar isoladas por isso e sabendo o trabalho que existe por detrás do Restauradores Avintenses são à 4 anos campeãs com todo o mérito pois demonstram jogo a jogo que tem o melhor colectivo penso que foi um lugar honroso para nos que continuaremos a trabalhar e treinar para conseguirmos nas próximas épocas lutar por esse 1º lugar que tanto queremos mas sabemos ser muito difícil alcança-lo neste momento pela equipa que ocupa essa posição ser tão organizada e consistente no seu jogo! Lutaremos para tentar o melhor lugar possível agora na taça da 1ª divisão!

Ao nível da 2ª divisão penso que deveríamos ter feito mais no campeonato, e ter alcançado o titulo sinceramente mas não conseguimos infelizmente, mas estamos a lutar para alcançar a vitoria agora na taça da AFP da 2ª divisão e acredito que a conseguiremos ganhar sinceramente, penso que o não termos ganho o campeonato foi em parte demérito nosso mas e também penso que a qualidade da 2ª divisão melhorou e houve muito mérito das equipas que nos roubaram pontos por vezes!

Flor ao serviço da Selecção Distrital de AF Porto

Quais os teus objectivos individuais e colectivos?
Individualmente eu treino sempre com a ambição de melhorar e querer ser melhor, claro que como qualquer atleta adoraria chegar a selecção nacional, mas também reconheço que temos varias guarda-redes com muito valor, logo terei de continuar a trabalhar para conseguir melhorar e talvez um dia alcançar esse tão ambicionado lugar. Colectivo acho que qualquer jogadora que esteja numa equipa quer e alcançar títulos!

Sempre jogou de guarda-redes?
Posso dizer que sim, eu quando comecei no tal ringue foi como jogadora mas como não sabia jogar mandaram-me para a baliza porque não tinham ninguém para ser guarda-redes, e nunca mais de lá sai!

Acha que os clubes têm treinadores formados neste caso para a sua posição que é a de guarda-redes, ou sente que há uma lacuna?
Sinceramente não, acho que há uma grande lacuna nesse aspecto, são poucas as equipas que têm treinadores de guarda-redes, ainda menos são as equipas que têm treinadores formados nesse sentido! E mesmo em várias equipas vemos guarda-redes com um enorme potencial mas que não são melhores em termos técnicos e posicionais mesmo pois falta-lhes a formação e qualidade nos treinos, alguém que as corrija de forma correta e não lhes de apenas palmadinhas nas costas cada vez que se erre! Podemos não ser profissionais mas tanto as atletas como os treinadores e clubes se querem ganhar tem de encarar a modalidade de forma profissional e competitiva e os guarda-redes principalmente são esquecidos nesse sentido! Felizmente nestes 7 anos federada fui sempre acompanhada pelo mesmo treinador e muito daquilo que hoje sou lhe devo a ele (Hélder Pereira), é um excelente treinador sem duvida alguma!

Flor ao serviço do ACD Mindelo

O que acha que deveria mudar FPF?
Acima de tudo acho que deveria haver uma federação para o futsal como há para o futebol, andebol, voleibol,... pois são tudo modalidades diferentes, mas não e essa a nossa realidade infelizmente, e temos de viver um pouco por detrás do futebol.
Mas como não é essa a nossa realidade penso que a FPF deveria dar mais destaque ao futsal tanto feminino como masculino, apostar mais na formação dos atletas, dar mais apoios, de maneira a tornar-se uma modalidade mais competitiva e não haja tanta divergência entre as equipas.

Qual a sua opinião deste campeonato que acabou ainda passada semana?
Acho que o campeonato teve um campeão indiscutível, Restauradores foi mais forte em tudo, tem a equipa com mais golos marcados, e menos golos sofridos, melhor organização defensiva como ofensiva, não há muito a contar, há um desnível entre o Restauradores para as outras equipas, contudo os lugares seguintes (Mindelo, Escola de Gondomar, S. Salvador) foram equipas equilibradas venceram todas e perderam entre si, houve um equilíbrio o que ditou os lugares seguintes. Depois temos várias boas equipas mas a maneira como encaram todos os jogos não é a mesma e ai perdem-se pontos e foi o que acabou por acontecer, acho que foi um campeonato um pouco desequilibrado.

Acha que é o campeonato distrital mais forte? O que mudarias?
Não, acho que o Porto já teve o campeonato mais forte mas neste momento não, mas também se deve ao facto de terem perdido várias atletas para as outras associações! Acima de tudo mudaria a mentalidade das atletas, clubes e treinadores, se tem paixão pela modalidade deveriam ter mais profissionalismo naquilo que fazem seja a jogar, treinar ou dirigir!

Acha que temos condições para podermos ter o tão ansiado campeonato Nacional?
Acho que poderão ser criadas condições para que crie o campeonato Nacional, mas neste momento não acho, ainda e muito cedo e felizmente já estão a ser feitas algumas mudanças para melhor, mas também acho que a maior parte dos clubes não teria apoios em termos monetários para passar uma época num campeonato nacional.


No último ano, o futsal feminino ganhou maior visibilidade, em grande parte pelo desempenho da nossa Selecção Nacional.. O que acha disto?
Sem dúvida, mas sinceramente não é algo com que me admire, nos temos atletas com muito valor, inteligentes e que se dedicam a modalidade e na sua evolução, e a seleção e uma prova disso, fomos sempre muito bem representadas, com excelentes jogos e honrosos lugares das nossas atletas, o que só prova que com mais apoios e visibilidade o futsal feminino poderia ainda conseguir melhor do que conseguiu! Pois temos jogadoras com muita qualidade, não só as que representaram a selecção como muitas outras que ficaram de fora!

Agora com a maior mediatização do futsal feminino, a nossa responsabilidade aumenta?
Se queremos que a modalidade evolua e bom que a responsabilidade das atletas aumente! Acho que a responsabilidade sempre deveria ter estado presente mas lá está não era essa a mentalidade, e muitas vezes ainda não é, eu acho que por vezes se exige demais da federação e das associações mas que as próprias atletas não estão preparadas para levar a modalidade mais a sério, lutarem e trabalharem mais para crescerem na modalidade e elevar o nosso nível de futsal.

O que acha da criação das organizações e blogues direccionados para o Futsal Feminino?
Acho que são boas iniciativas para dar a conhecer e ajudar o futsal feminino, dar visibilidade as equipas e atletas. Nós precisamos de visibilidade e de nos afirmar e evoluir como modalidade! E penso que nos atletas deveríamos agradecer e apoiar sempre este tipo de organizações e blogues pois e muito graças a eles que nos "ouviram" e que será possível que o futsal feminino evolua.

A realidade da nossa vizinha Espanha é muito diferente da nossa, acha que isso e derivado a que?
Acho que é derivado a terem uma federação só para futsal, logo em termos de apoios são maiores, as atletas jogam profissionalmente logo a mentalidade delas também acaba por ser diferente e levam a modalidade mais a sério, tem mais visibilidade e apoios, tem um campeonato nacional, são uma serie de factores que as fazem estar numa realidade bem diferente da nossa.

Para finalizar, queres deixar algumas palavras a todos os seguidos do magiafutsal e do futsal feminino?
Antes de mais quero dar os parabéns ao magiafutsal pelo excelente trabalho que realizam, ao seguidores que apoiem mais a modalidade, que de mais visibilidade as nossas atletas,
que nunca desistam do que realmente querem pois com muita força de vontade e trabalho conseguiremos elevar o valor e o nome futsal feminino em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário