
"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni
sexta-feira, 30 de março de 2012
Jogos do fim de semana - Convocatória
terça-feira, 27 de março de 2012
Resumo do Jogo: ACD Mindelo “B” * Jornada Mágica
Resumo do Jogo:
Partimos para a última jornada da 1ª volta com a consciência que uma vitória poderia trazer dividendos, uma vez que adversários diretos jogavam entre si, mas precisávamos de respeitar o adversário e o jogo de forma a conseguirmos os nossos objetivos.
Organizámos a partida com um processo defensivo em meia quadra, procurando explorar transições e procurámos aplicar boas dinâmicas ofensivas, através de apoios de centro e laterais, procurando contornar o muro defensivo montado pelo adversário. As muitas soluções disponíveis permitiram que mantivéssemos uma boa dinâmica durante todo o jogo, que acabou por ter apenas um sentido, embora o adversário tenha sido extremamente valoroso e combativo, acabando por ter um prémio já no final do jogo. Por isso o primeiro tempo passa pela história dos golos, o primeiro alcançado por Sueli, após bom lance coletivo e assistência de Catarina. Logo depois, mais uma bela jogada coletiva com Ana a servir Joana Lopes para encostar para o 2-0. Já perto do intervalo, através de canto de laboratório Joana Aguiar serviu Joaninha que finalizou muito bem para o 3-0. Seria já em cima do apito final que adversário teria uma boa oportunidade, negada por Andreia e pela ajuda defensiva que entretanto surgiu. 3-0 ao intervalo.
Na segunda parte fomos ainda mais dominadoras, mais agressivas, mais solidárias e também menos eficazes, uma vez que criámos mais de uma dezena de oportunidades de golo e apenas conseguimos mais 4 golos. Logo a abrir a 2ª parte Amaia finalizou mais um bom movimento coletivo após assistência de Joaninha. Depois 2 golos consecutivos de Ana permitiram estender o marcador até 6-0. Para os últimos minutos optámos por trabalhar o 5x4 em situação de jogo e, tal como na jornada passada, conseguimos finalizar uma bela ação, com Joana Lopes a servir Joaninha para o 7-0. Como estávamos em situação de risco, numa perda de bola no meio campo ofensivo, o adversário finalizou para a baliza deserta e obteve o golo de honra.
Em resumo, vitória simplificada pela nossa atitude durante o jogo, que nos eleva para o topo da tabela e cada vez mais dependentes apenas de nós próprios. Boa atitude da equipa adversária, que nunca se rendeu em nenhum momento. Parabéns meninas, vamos ao próximo!
sexta-feira, 23 de março de 2012
Peladinha Championship

Jogos do fim de semana - Convocatória
quarta-feira, 21 de março de 2012
Taça AFP - 2ª Divisão - 6ª jornada: Mindelo vence jogo da jornada

Feminino - 1ª Divisão - 25ª jornada: Mindelo "A" vence e garante segundo lugar

terça-feira, 20 de março de 2012
Resumo do Jogo: ACD Mindelo * AC Alfenense
Resumo do Jogo:
segunda-feira, 19 de março de 2012
Resumo do Jogo: SC Canidelo * ACD Mindelo “B”
Resumo do Jogo:
Na 6ª jornada deslocamo-nos a casa do campeão e conseguimos uma vitória justa, suada e saborosa, onde o espirito de sacrifício, entreajuda e a nossa qualidade fizeram a diferença.
Apelámos ao sentido de responsabilidade das nossas atletas para o jogo, demonstrando que já desperdiçáramos demasiados pontos na corrida para a vitória na taça e sabendo das dificuldades que o adversário nos iria causar, e o próprio pavilhão também, montámos uma estratégia aliada numa boa coesão defensiva em meia quadra e uma boa dinâmica ofensiva aliada em apoios de centro e transições rápidas e eficazes. O adversário, fiel ao seu sistema, optou por despejar bolas diretamente na pivot com os apoios nas alas a surgirem e subiu linhas de forma a pressionar a nossa saída em construção. O jogo foi intenso na primeira parte, mas sem a qualidade que o mesmo exigia. O adversário apenas em remates de meia distância incomodou Andreia e nós também não conseguimos impor o nosso jogo, cometendo várias falhas técnicas que comprometeram o nosso jogo ofensivo. Após paragem no tempo de jogo, acalmámos os níveis de ansiedade e finalmente começamos a impor o nosso modelo de jogo e pertenceu-nos a melhor oportunidade de golo do 1º tempo, com Raquel isolada perante a GR contrária a atirar ao poste da baliza. Mas no final dos primeiros 20min o marcador assinalava 0-0.
Ao intervalo corrigimos alguns posicionamentos, quer ao nível defensivo, quer ao nível ofensivo e a 2ªparte decorreu, em 90% do tempo, no nosso meio campo ofensivo. Exercemos uma boa pressão na saída de bola adversária anulando o seu jogo direto, conseguimos ser eficazes na manutenção de posse de bola e fomos mais perigosos que o adversário. Joana foi adiando o golo na baliza vila-condense, anulando boas investidas de Joana Lopes, Raquel e Cátia. O adversário apenas por uma vez criou perigo, com Pepa a desviar dentro da área um remate, após pontapé lateral, ao poste da baliza mindelense. Com o jogo a arrastar-se para o seu final sem nada que desatasse o nó, solicitamos uma paragem no tempo de jogo. Estava na hora de demonstrar que não nos contentávamos com o 0-0 e partimos para o 5:4 com 3 minutos para jogar. Na primeira oportunidade que tivemos para organizar este movimento ofensivo no meio campo adversário fomos extremamente eficazes: rotação perfeita da bola da direita para a esquerda, Joana Lopes assiste Catarina no 2ºposte, para esta encostar para o 0-1 final. Delírio nas bancadas e no banco mindelense, uma vez que aposta surtia efeito e a vitória estava ao alcance. Tempo ainda para um desentendimento entre jogadoras de ambas as equipas, que redundou na expulsão de 4 atletas (2 de cada lado), mas a vitória já não nos fugiu.
Em resumo, um jogo feito para jogadoras de coragem e valia, com um vencedor justo. Agora precisámos assentar e continuar a trabalhar porque nada ainda foi ganho. Parabéns meninas, vamos ao próximo!
sexta-feira, 16 de março de 2012
Jogos do fim de semana - Convocatórias
quinta-feira, 15 de março de 2012
Resumo do Jogo: Jogo: ACD Mindelo “B” * GD Baguim do Monte
Resumo do Jogo:
Neste fim-de-semana alcançamos uma vitória que teve tanto de tranquila como de justa, embora ficássemos a dever a nós próprios uma maior qualidade de jogo.
O adversário, como sabíamos, é valoroso e veio com a lição estudada para nos complicar a vida, aplicando um bloco baixo em termos defensivos e procurando explorar sempre que possível as transições. Mas durante o primeiro tempo “a manta foi curta”, uma vez que raramente nos incomodaram em termos ofensivos, mas estiveram muito bem em termos defensivos. Quanto a nós, gostamos de ter a bola, embora durante o primeiro tempo a gestão da mesma foi feita com alguma lentidão e apatia, faltou dinâmica na movimentação, o que tornou o nosso futsal previsível. Mesmo assim dispusemos das 3 melhores ocasiões para marcar durante o primeiro tempo, com realce para uma bola no ferro da baliza gondomarense (ndr: a 10ª bola nos ferros nos últimos 3 jogos). Mas o resultado não se alterou e chegámos ao intervalo com um 0-0.
Para a 2ªparte aumentámos a dinâmica e a intensidade e o jogo ganhou alguma vida! Conseguimos finalmente encontrar espaços através de bons apoios de centro, as transições começaram a ser realizadas com critério e velocidade e o primeiro golo surgiu naturalmente: transição rápida conduzida por Ana que, ao tentar servir a bola no 2ºposte para a finalização, vê o passe interceptado por uma jogadora contrária mas na direcção da própria baliza. O golo abriu o jogo em definitivo, uma vez que as gondomarenses em desvantagem procuraram mais o jogo e claro, abriram mais espaços na meia quadra defensiva. E no aproveitamento desse espaço, Ana descaída sobre a esquerda, remate entre o poste e GR contrária para o 2-0. O jogo parecia resolvido, mas era importante manter a concentração, uma vez que o adversário teve também duas boas ocasiões para marcar, negadas por Andreia Santos. Finalizamos o jogo com mais 2 golos: primeiro com uma excelente jogada colectiva, com Belinha (no seu último jogo com a camisola mindelense esta época) a servir Raquel para o 3-0. E já perto do fim, transição que começou em Andreia Santos, passou por Carina que serviu Mariana no 2ºposte para a finalização e o 4-0 final.
Em resumo, uma vitória que se ajusta ao que se passou na quadra, perante um adversário valoroso, que dificultou ao máximo a nossa missão. Passámos mais um obstáculo, venha agora o próximo. Parabéns meninas!
terça-feira, 13 de março de 2012
Resumo do Jogo: CDS Salvador do Campo * ACD Mindelo
sexta-feira, 9 de março de 2012
Jogos do fim de semana - Convocatórias
segunda-feira, 5 de março de 2012
Restauradores Avintenses sagram-se tetra-campeões distritais.
Resumo do Jogo: ACD Mindelo * GDCRE Arreigada
Resumo do Jogo: Casa Benfica Gaia * ACD Mindelo “B”
À 4ª jornada da segunda competição da 2ª divisão sofremos a nossa primeira derrota, resultado verdadeiramente justo para aquilo que não fomos capazes de produzir na quadra.
Apesar de termos preparado bem este encontro, apostando no nosso modelo de jogo com as linhas mais subidas no processo defensivo, procurando recuperar a bola cedo e depois apostar nas transições, nunca nos conseguimos superiorizar ao adversário. Não foi uma primeira parte interessante, aliás foi bastante mal jogada de parte a parte, onde a vontade se impôs à qualidade. O futsal jogado foi sempre muito directo e os lances de perigo foram escassos durante os primeiros 20 minutos. De realçar que apenas conseguimos um remate perigoso perto dos 12min, enquanto o adversário, que também subiu as suas linhas para incomodar a nossa construção de jogo, também apenas incomodava de remates de longa distância que Andreia ia resolvendo. Com o jogo disposto desta forma, a haver golos, teria de ser o aproveitamento de um erro alheio. E assim foi: ao minuto 17, na enésima vez que não conseguimos sair em construção, a bola foi recuada para Andreia que ao tentar afastar colocou nos pés de uma adversária que rapidamente serviu Carina e esta rematou para a baliza deserta. Estava feito o 1-0 com que se chegou ao intervalo.
Aproveitámos o intervalo para corrigir posicionamentos e o inicio da 2ªparte foi o nosso melhor período. Conseguimos aplicar o que tínhamos treinado e logo no primeiro lance Ana acertou na barra num livre indirecto. Logo a seguir tivemos mais duas boas oportunidades negadas pela GR adversária. E depois…veio o eclipse! O adversário voltou a assumir as rédeas do jogo e nós fomos incapazes de reagir, fomos apáticas, trapalhonas, com imensas falhas técnicas. Tentámos ainda a abordagem do 5x4 mas não fomos capazes de criar uma única situação de finalização digna desse nome. E depois veio a machadada final do jogo com mais 2 golos do adversário, primeiro aproveitando mais um dos nossos erros defensivos, com a equipa descompensada, Carina isolou-se e bateu Andreia. Logo depois, uma excelente jogada colectiva, a que a nossa defesa assistiu de cadeirão, permitiu ao adversário fazer o 3-0 final.
Em resumo, uma derrota justa, da qual teremos de tirar as ilações necessárias, mas que não põe em causa o trabalho que temos vindo a realizar. Vamos aprender com os nossos erros e ser uma equipa mais forte já no próximo jogo. Hora do trabalho, meninas!