"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Resumo do Jogo: ACD Mindelo “B” * AR Rebordões


Jogo: ACD Mindelo “B” * AR Rebordões

Resultado ao Intervalo: 0-2
Resultado Final: 0-2
Campeonato: Distrital AFP 2ª Divisão – 6ª Jornada
Pavilhão: Gimnodesportivo Mindelo
Data e Hora: 12/11/2011 – 18h30

ACD Mindelo
Cinco Inicial: Babi, Carina, Di, Sueli e Ana
Jogaram ainda: Caracol, Sissi, Xaninha, Belinha e Cátia
Golos: NA

Resumo do jogo:

Naquele que foi um péssimo jogo de futsal, averbamos a segunda derrota da época de uma forma inteiramente merecida, expondo todas as nossas fraquezas e nenhumas das nossas virtudes.

As duas equipas conhecem-se bem e apresentaram-se inicialmente de forma reservada e os primeiros minutos correram sem grande interesse. Os modelos de jogo apresentados encaixaram-se e era difícil encontrar espaço na meia quadra adversária. O segredo para a vitória estaria no comportamento defensivo e no aproveitamento das transições que fossem possíveis de criar durante o jogo. E nesse aspecto o adversário foi mais forte e antes dos 10min colocou-se a vencer por 0-2. Primeiro, após um lance individual de Licas que terminou com um remate à barra, as jogadoras do ACDM demoraram uma eternidade para reagir à segunda bola, bem aproveitada por Susana para fazer o 0-1. Logo depois, e depois de mais uma vez sermos condescendentes com o adversário no que à pressão defensiva diz respeito, Claudia efectua um remate fraco que ilude a GR Babi elevando a contagem. Ao fim de 10min e 2 remates à baliza o nosso adversário estava em vantagem. Claro que a nossa missão ficou mais complicada, o adversário baixou ainda mais as linhas e nos últimos minutos do primeiro tempo quase não saiu da sua meia quadra (já tínhamos mudado o nosso processo e estávamos mais agressivas). Mas a realidade é que nunca tivemos a frieza, a tranquilidade e o espírito de sacrifício necessário para criarmos situações de perigo junto à baliza adversária e, exceptuando um remate defendido em cima da linha de golo por Diana, não estivemos perto de marcar no primeiro tempo.

Ao intervalo procuramos acertar agulhas, indicar quais os pontos fracos do adversário a explorar, mas faltou-nos alma, atitude e competência para dar a volta ao jogo no segundo tempo. Fomos uma manta de retalhos, sem ideias, com um elevado número de falhas técnicas que nem se podem atribuir a uma pressão muita intensa do adversário. É verdade que dominámos a bola e o jogo mas as oportunidades escasseavam. Daí a opção pelo 5ºelemento faltando ainda 13minutos para acabar o jogo e durante esse período tivemos algumas chances, ora anuladas pela GR adversária, ora pela nossa falta de competência no momento de decidir a finalização. Claro que nos expusemos aos pontapés de baliza a baliza do adversário, as suas únicas oportunidades na 2ªparte, mas era um risco que tínhamos de correr. No final perdemos, justamente, com um adversário que não precisou ser superior para nos vencer, apenas precisou de união e eficácia.

Às atletas do ACDM deixo algo em que acredito, as palavras não são minhas mas reflectem aquilo que me ocupa o pensamento neste momento:

“Um dos testes de liderança é a capacidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência” – as nossas deficiências estão identificadas, conto com cada uma de vocês para darmos a volta por cima a este momento menos bom!

“Unirem-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória!” – para isto ser verdade meninas, precisamos que estejam connosco, trabalhem, confiem e os resultados vão aparecer.


Helder Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário